No ambito do quadro de financiamento Portugal 2020, integrado nas orientações da União Europeia para um desenvolvimento capaz de fazer frente aos novos e exigentes desafios do Século XXI, o papel dos municípios, e em particular o desempenho das áreas urbanas é central para assegurar um melhor futuro para as populações e o meio ambiente do nosso país.

 

2016 é um ano central para captar os investimentos públicos em curso a nível europeu, apresentando uma oportunidade única para os municípios portugueses através da realização de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU’s) que incluem a área temática da mobilidade urbana sustentável como um dos focos principais, prevendo-se financiamentos globais de € 300 milhões a nível nacional, e ainda mais quando associados a outras oportunidades comunitárias e/ou setoriais. A Urbactiv pode ser o parceiro ideal para a realização de uma linha de ação consequente na área da mobilidade urbana sustentável, e na candidatura aos fundos disponíveis.

Para os PEDU’s produzirem os melhores resultados para os municípios, e para estes serem quantificáveis, é fundamental ter uma equipa de especialistas a definir e acompanhar o conjunto de medidas mais adequados, como a nossa. Os nossos clientes são garantia disso.

A área da mobilidade urbana é aquela que representa os maiores custos e ineficiências nas economias urbanas em Portugal a nível energético, social e de ocupação do espaço público. Os especialistsa da Urbactiv são os parceiros ideais para o seu município realizar uma abordagem coerente e estratégica frente à mobilidade urbana, bem informada e delineada para o investimento público obter os resultados máximos.

A necessária realização da mudança modal para os modos suaves e transportes público, e a racionalização do transporte individual motorizado é um tema que exige a competência e conhecimento que a Urbactiv proporciona, conjugado com a determinação política do executivo municipal. O conhecimento da mobilidade sustentável que a Urbactiv pretende partilhar com a determinação política do seu município podem assegurar a realização e implementação do PEDU no seu município, com os melhores resultados.

DSC_9801

 

A área temética da mobilidade sustentável incidirá sobre variadíssimos setores dos municípios, patentes no PEDU a realizar e o plano de ação a implementar e acompanhar a curto, médio e longo prazo, alavancados por um quadro de desenvolvimento estratégico mais sustentável. Os resultados serão uma forte descarbonização do setor da mobilidade e a consequente redução de emissões e poluição atmosférica e dos solos, a redução dos custos e consumos energéticos, a redução de congestionamento e otimização do espaço público, o aumento da segurança rodoviária nas localidades (com uma redução do perigo e sinistralidade rodoviária), a redução da poluição sonora nas áreas urbanas, melhorias de qualidade de vida da população com ganhos em diversas áreas desde a educação à saúde pública -redução de obesidade infantil, redução de sedentarismo adulto, promoção do envelhecimento ativo- e melhorias no desempenho social – mais autonomia de um maior número de estratos etários e sociais, maior disponibilidade dos rendimentos pessoais – e uma melhoria do espaço público urbano do seu município com mais oportunidades económicas no território e para as suas populações. Uma análise das economias urbanas mais avançadas entre as cidades e vilas da OCDE revela bem que é no setor da mobilidade que o efeito multiplicador da mudança modal tem produzido os maiores frutos no espaço de tempo mais curto. Portugal não é exceção, e uma pareceria com a Urbactiv pode tornar um município numa referência.

Os PEDU’s apresentam verdadeiras oportunidades para as economias locais, com ganhos assegurados em áreas tão diversificadas como a logísitica urbana, comércio, restauração, turismo, alternativas de transporte, meio ambiente, saúde, mas também para o lazer e desporto. 2016 é o ano da oportunidade para assegurar um futuro mais sustentável para os municípios e para Portugal.