Não é novidade que a Urbactiv está a desenvolver o projeto da Rede Ciclável do Planalto Central de Lisboa em conjunto com a empresa Engimind. A novidade é que essa rede começa agora a ser uma realidade no terreno, e já se podem ver algumas ruas com a implementação concluída.

2016-07-08 11.46.23 2016-07-08 11.51.32

Serão diversas as tipologias aplicadas, não só o “30+bici” como aqui pode ser visto, mas também haverá faixas cicláveis, ciclovias segregadas e também contra-sentidos exclusivos para bicicleta. Mas a intevenção não se limita a isto, e contempla melhorias no traçado rodoviário, com vista a uma eficaz acalmia de tráfego, e sempre que possível (tendo em conta o âmbito da nossa intervenção) procurando também melhorar as acessibilidades pedonais da cidade.

2016-07-08 11.50.58 2016-07-08 11.49.02

Esta implementação embora não aconteça de um dia para o outro, surgirá a um ritmo bastante célere. Em paralelo com o nosso trabalho, há muitos projectos em curso – alguns já em obra como por exemplo o eixo central (Av. Fontes Pereira de Melo/Saldanha/Av. da República), outros ainda em desenvolvimento. Com estas e outras medidas não apenas ligadas diretamente à rede mas também favoráveis à mobilidade ciclável, Lisboa dará um salto qualitativo, juntando-se a muitas outras cidades Europeias que são já hoje locais mais aprazíveis e seguros para se utilizar a bicicleta como meio de transporte.

No âmbito da implementação do Programa de Governo da cidade de Lisboa, 2013-2017, nomeadamente no que concerne à vontade expressa de promover os modos suaves / ativos e em particular o uso da bicicleta como modo de transporte e mais especificamente na medida 18 do Eixo “Lisboa Sustentável” torna-se necessário desenvolver uma rede ciclável que ofereça alternativas à mobilidade automóvel ao mesmo tempo que quer por estratégia pela limitação que a largura das ruas impõe, reduza o espaço rodoviário melhor condições de mobilidade pedonal e seja adotada de infraestruturas cicláveis seguras, eficientes e adequadas. 

Fonte: CML

Toda a lógica aplicada no nosso trabalho, centrou-se na necessidade de termos uma rede coerente e legível, confortável e segura, desenhada tendo em mente uma universalidade capaz de contemplar um maior número de utilizadores de bicicleta.