Quando falamos na promoção da bicicleta, somos muitas vezes confrontados com algum cepticismo face a modelos dinamarqueses ou holandeses, uma vez que se tratam de países onde a bicicleta já tinha uma herança significativa, e que se encontram hoje em níveis de utilização francamente superiores ao nosso – realidades muito distintas.

Mas talvez seja altura de começar a olhar para o que tem acontecido na Alemanha nos últimos anos. Num país com um índice de posse automóvel elevado, em 2002 foi criado um Plano Nacional de Promoção da Bicicleta, com objectivo de atingir os 15% de deslocações neste modo até 2020. Acontece que em 2011, já tinham chegado aos 14.5%, e isto acompanhado de uma diminuição da utilização do automóvel, e de um crescimento da utilização do transporte colectivo.

A par disto, a indústria alemã da bicicleta, tem crescido e é hoje uma referência no sector.

Em Portugal, não temos que ser alemães – mas podemos aprender com o que de melhor tem sido feito .

Na Urbactiv procuramos soluções inovadoras e estamos sempre atentos às melhores práticas internacionais – para ajudar empresas e municípios a adoptarem estas estratégias no campo da mobilidade activa e sustentável, onde a bicicleta tem um papel fundamental.

https://ecf.com/news-and-events/news/cycling-solutions-why-germany-has-all-answers

Fotografia: ECF